Excesso de pele, bolsas abaixo dos olhos, assimetrias, flacidez, olhar cansado… muitas são as queixas que a blefaroplastia resolve! Essa é uma cirurgia facial, que valoriza a beleza do olhar e deixa aparência mais harmônica! Conheça os detalhes abaixo!
O que é a blefaroplastia?
A blefaroplastia é uma cirurgia plástica feita para melhorar a aparência do olhar, e geralmente objetiva a retirada do excesso de pele e o reposicionamento das pálpebras. A operação trata queixas relacionadas ao acúmulo de gordura e à flacidez excessiva.
Como é feita
A técnica para realização da blefaroplastia varia conforme o local do procedimento: se na pálpebra superior ou inferior. A seguir abordamos cada uma delas.
Blefaroplastia inferior
Quando a cirurgia é feita na pálpebra superior, pode ser dividida de duas formas (que podem, ou não, ser feitas em conjunto):
- Interna: também chamada de blefaroplastia transconjuntival, é feita por dentro da pálpebra, com uma incisão na conjuntiva. Através desse corte o cirurgião remove o excesso de gordura na região e reduz o aspecto de inchaço. O local é fechado por meio de sutura.
- Externa: nesses casos a incisão é feita na prega natural da pálpebra, para que a cicatriz fique menos visível. O cirurgião retira o excesso de pele e gordura, e sutura o local em um trabalho minucioso.
Blefaroplastia superior
Esse método opera a pálpebra superior para amenizar o aspecto de cansaço. As incisões são feitas ao longo das dobras naturais da pele, e através delas o cirurgião retira o excesso de pele e/ou gordura.
Duração da cirurgia
A blefaroplastia dura aproximadamente uma hora e meia, e a anestesia pode ser local ou geral. A cirurgia pode ser feita em ambas as pálpebras no mesmo dia e o paciente pode voltar para casa após poucas horas.
Quando é indicada
A blefaroplastia é indicada para homens e mulheres que desejam melhorar a aparência e rejuvenescer o olhar. As recomendações são para:
- Excesso de flacidez nas pálpebras;
- Bolsas de gordura ao redor dos olhos;
- Casos de ptose (queda da pálpebra por razões muscular);
- Pseudoptose palpebral (queda por excesso de pele);
- Remoção de xantelasma (bolsa de colesterol que se forma na pálpebra);
- Diminuir as rugas e pés de galinha;
- Rejuvenescer e abrir o olhar;
- Assimetrias causadas por pálpebra caídas.
Pós-operatório e recuperação
A recuperação pós-blefaroplastia é rápida e dura em média duas semanas. Durante esse período, são recomendados os seguintes cuidados:
- Utilizar compressas frias para amenizar o inchaço;
- Repousar por uma semana;
- Usar óculos escuros todos os dias, durante um mês;
- Evitar as lentes de contato durante uma ou duas semanas;
- Higienizar a área com sabonete neutro e água;
- Não se expor diretamente ao sol nos primeiros meses;
- Evitar atividades físicas intensas e que tenham risco de choque com o rosto;
- Não passar maquiagem nos olhos durante a cicatrização;
- Dormir de barriga para cima, mantendo a cabeça mais elevada do que o corpo.
O inchaço costuma passar depois de 15 dias, e o resultado final é 80% visível após dois meses.
Quanto custa a blefaroplastia?
O preço da blefaroplastia só pode ser definido após a avaliação de um profissional. Aqui no Instituto Dr. Vinícius Franchini, realizamos uma análise individualizada, para planejar uma cirurgia que atenda as reais necessidade de cada paciente.
Com isso, conquistamos resultados mais satisfatórios, que valorizam a beleza natural! Vamos realizar esse sonho juntos? Entre em contato conosco e agende sua consulta!