Mamoplastia redutora 

A imagem mostra a mama direita de uma mulher com pele branca. Ela está nua e cobre o mamilo com uma das mãos. As unhas da mulher estão pintadas de laranja. O fundo da imagem é azul.

Você sabia que dores nas costas, pescoço e ombros podem ser causadas por seios muito grandes? Além desses desconfortos físicos, essa característica também pode afetar a autoestima das pacientes. Nesses casos, a mamoplastia redutora é uma solução que melhora a qualidade de vida e a aparência feminina. Conheça mais sobre essa cirurgia!

O que é a mamoplastia redutora?

A mamoplastia redutora é uma cirurgia plástica feita para diminuir o tamanho dos seios. Ela tem indicação tanto estética quanto de saúde, afinal, mamas muito volumosas podem ser a causa de danos na autoestima e de diversas lesões nas costas, pescoço e ombros.  

Ela pode ser feita ainda na adolescência da mulher, mas é preciso que as mamas já estejam completamente desenvolvidas. Normalmente, isso se dá por volta de dois anos após a primeira menstruação. É importante ressaltar que, em pacientes com menos de 18 anos, é necessário a autorização dos pais para realizar a mamoplastia redutora.  

Como funciona

Antes da realização da cirurgia, são solicitados alguns exames prévios, que avaliam a saúde da paciente para garantir que a operação ocorra sem grandes riscos.

O tempo de internação costuma ser de 12 ou 24 horas, sendo que a cirurgia de mamoplastia redutora dura, aproximadamente, 3 horas, variando conforme o tamanho das mamas.

O procedimento se inicia com a aplicação de anestesia, que pode ser geral ou local. Depois, o cirurgião faz uma incisão para remover o excesso de gordura, pele e tecido glandular, diminuindo o volume total das mamas.

Com isso, a área é remodelada e o tecido mamário é reduzido e levantado, deixando os seios mais simétricos e harmoniosos. Por fim, as incisões são fechadas com pontos cirúrgicos.    

Quando é indicada

A cirurgia é amplamente realizada por mulheres que sofrem com mamas muito grandes, condição conhecida como hipertrofia mamária. Além da questão estética, pode ter indicação para auxiliar no bem-estar das pacientes, pois soluciona problemas como:

  • Lesões nos ombros: mamas muito volumosas criam um peso excessivo no sutiã, que puxa as alças para baixo e lesiona os ombros;
  • Dores nas costas: o peso extremo na parte frontal do tronco não apenas causa dores, como também leva as pacientes à má postura, podendo comprometer músculos e articulações;
  • Assaduras abaixo das mamas: pacientes com seios muito grandes costumam sofrer com assaduras abaixo das mamas, causadas pela fricção das mesmas;
  • Autoestima baixa: é comum que as pacientes com mamas grandes tenham dificuldades para encontrar roupas adequadas, fator que interfere diretamente na autoestima.

Pós-operatório e recuperação

Depois da mamoplastia redutora é normal sentir desconforto na região, mas ele se torna mais leve com o passar dos dias. Quando a paciente retorna para casa, deve utilizar o sutiã cirúrgico 24 horas por dia durante 30 dias.

Além disso, outros cuidados recomendados são:

  • Evitar esforço físico durante 15 dias;
  • Retornar ao consultório médico para retirar os pontos após o período indicado;
  • Não fazer atividades físicas, como academia e afins, durante, pelo menos, um mês;
  • Evitar elevar os braços, fazer movimentos bruscos e deitar sempre de barriga para cima nos primeiros 30 dias;
  • Não se expor excessivamente ao sol durante a recuperação;
  • Fazer o acompanhamento médico durante os meses necessários;
  • Evitar a automedicação e somente utilizar as substâncias indicadas pelo cirurgião.

O resultado definitivo da mamoplastia redutora costuma surgir depois de 12 a 18 meses, pois é o período necessário para o organismo se recuperar completamente. Entretanto, já é possível observar a melhora na aparência após três meses.

Qual o valor da mamoplastia redutora

A mamoplastia redutora é uma cirurgia completamente personalizada, e a sua execução varia conforme o caso de cada paciente. Desta forma, o procedimento não tem um valor único e o preço da sua cirurgia só poderá ser definido depois da avaliação com um cirurgião habilitado. 

Cirurgia para diminuir seios em Canoas

A realização do seu sonho está mais perto do que nunca! O Dr. Vinícius Franchini é um cirurgião especialista nas cirurgias de contorno corporal, incluindo a mamoplastia redutora.

Agende uma consulta, tire todas as suas dúvidas e conte com o nosso atendimento diferenciado para transformar seus sonhos em realidade. Aguardamos a sua visita!

A sua beleza merece destaque!