Cada vez mais mulheres buscam um especialista para realizar a ninfoplastia, especialmente no Brasil. Segundo pesquisa da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS), o país registra 21 mil cirurgias íntimas por ano! A seguir, você conhece mais sobre este procedimento que melhora a autoestima e confiança feminina, confira!
O que é a ninfoplastia?
A ninfoplastia é uma cirurgia íntima conhecida por diversos nomes, como vulvoplastia, labioplastia e harmonização íntima. O principal objetivo do procedimento é reduzir o tamanho e corrigir assimetrias ou frouxidão nos pequenos lábios vaginais.
É considerada uma cirurgia estética, mas também melhora aspectos funcionais, como dores durante a relação sexual, incômodo ao utilizar roupas apertadas, além de minimizar problemas de autoestima e confiança relacionados à região íntima da mulher.
Como é feita
Na maior parte dos casos, a ninfoplastia é feita com anestesia raquidiana ou peridural, ou seja, a paciente fica desacordada durante toda a cirurgia. Também é possível realizá-la com sedação local e, nesses casos, a mulher pode deixar o hospital no mesmo dia.
Quando a anestesia começa a fazer efeito, o cirurgião faz uma incisão e retira parte dos pequenos lábios, reestruturando os tecidos para que a aparência íntima fique harmoniosa e não gere mais incômodos à mulher. Por fim, a área é fechada com pontos absorvíveis.
A região íntima da mulher costuma ter boa cicatrização, por isso, as cicatrizes são discretas. A ninfoplastia costuma durar entre 40 e 90 minutos.
A cirurgia íntima também pode ser feita para melhorar a aparência dos grandes lábios, diminuindo o tamanho através de lipoaspiração na parte mais interna; ou, também, para reduzir a flacidez local.
Quando é indicada
A ninfoplastia é indicada para pacientes que:
- Têm os pequenos lábios muito grandes;
- Apresentam assimetria na região íntima;
- Sentem vergonha do corpo;
- Se sentem constrangidas ao vestir roupas justas e biquínis;
- Têm desconforto durante as relações sexuais ou na prática de exercícios físicos;
- Sofrem com assaduras causadas pela fricção entre os pequenos lábios.
Além dos problemas relacionados à aparência e autoestima feminina, a hipertrofia (volume excessivo) dos pequenos lábios pode causar problemas como ressecamento vaginal, tendência a corrimentos, propensão a infecções e redução da libido. Todos esses problemas podem ser minimizados com a ninfoplastia.
Pacientes com monte de Vênus muito proeminente ou com grandes lábios volumosos e flácidos, também têm indicação para a cirurgia íntima. Ainda assim, a operação só deve ser feita após a avaliação com um cirurgião plástico.
Pós-operatório e recuperação
Os cuidados pós-ninfoplastia incluem:
- Repousar por um período entre dois e três dias;
- Evitar utilizar roupas apertadas durante, pelo menos, uma semana;
- Higienizar a área com sabonete neutro e água morna;
- Depois de utilizar o banheiro, limpar a área com água e lenço umedecido;
- Preferir absorventes internos para não abafar a região;
- Realizar a prática de exercícios apenas após três semanas, evitando aqueles que pressionam a área íntima, como andar de bicicleta;
- Retomar as relações sexuais apenas após 30 a 45 dias.
A recuperação da ninfoplastia leva, aproximadamente, 30 dias – período para a incisão cicatrizar. Depois de três meses, o inchaço já é mínimo, e é possível visualizar o resultado final.
Ninfoplastia em Canoas
Para realizar a sua cirurgia íntima, é preciso contar com um cirurgião de confiança, com experiência na realização da ninfoplastia. No Instituto Dr. Vinícius Franchini, você conta com uma equipe preparada, ambiente confortável e toda a assessoria necessária para que você faça a sua cirurgia com segurança! Agende a sua consulta e realize esse sonho!