Orelhas de abano, muito projetadas ou com deformidades, podem abalar a autoestima e causar problemas funcionais. A otoplastia é a cirurgia indicada para esses casos, pois corrige imperfeições e deixa a aparência das orelhas mais harmônica com o restante da face. Conheça mais sobre a operação a seguir!
O que é a cirurgia otoplastia?
Conhecida como cirurgia para correção das orelhas de abano, a otoplastia corrige deformidades e assimetria das orelhas, como projeção excessiva, malformações congênitas e sequelas causadas por acidentes.
Geralmente é feita ainda na infância, especialmente quando tem a finalidade de diminuir as orelhas de abano. Quando a cirurgia é feita nessa fase, evita problemas psicológicos relacionados à baixa autoestima por orelhas desproporcionais.
Como é feita a otoplastia
A otoplastia é uma cirurgia que costuma ser rápida, e dura em torno de uma hora. A escolha da anestesia varia conforme a idade do paciente – em crianças é feita a anestesia geral e em adultos pode ser feita apenas local.
O cirurgião inicia com uma incisão atrás da orelha, seguindo a dobra natural da pele. Através dessa abertura, o médico retira o excesso de pele e parte da cartilagem, diminuindo, assim, o tamanho das orelhas.
O corte é fechado com pontos de fixação, que costumam ser internos e absorvíveis. Por isso, o paciente não precisa retornar ao consultório apenas para retirá-los e têm uma recuperação mais prática e tranquila.
Quando a otoplastia é indicada
A otoplastia é indicada para os seguintes casos:
- Orelhas com assimetria, angulação ou tamanho excessivos;
- Malformações congênitas;
- Deformidades causadas por acidentes.
A otoplastia atende tanto as questões estéticas quanto as funcionais, e é capaz de reconstruir a orelha externa ou corrigir incômodos que afetam a autoestima.
A correção das orelhas de abano pode ser feita em que idade?
As orelhas de abano ou com malformações podem prejudicar a autoestima e gerar episódios de bullying, especialmente entre as crianças. Isso pode prejudicar o rendimento escolar e causar traumas, de forma que a otoplastia já pode ser indicada a partir dos seis anos de idade.
Em alguns casos, essa idade pode variar um pouco, pois é preciso que as orelhas já estejam completamente desenvolvidas para a realização da cirurgia.
Pós-operatório e recuperação
Geralmente, o paciente pode retornar para casa no mesmo dia, pois a internação dura entre quatro e doze horas. Nesse período de recuperação, os principais cuidados são:
- Retirar o curativo após um ou dois dias;
- Evitar a exposição excessiva ao sol e ao frio durante 30 dias;
- Nos casos de correção para orelha de abano, utilizar a faixa compressiva durante um mês, apenas retirando-a para tomar banho;
- Limpar a área rotineiramente, apenas com água e sabonete neutro.
Depois de dois dias, o paciente já pode retornar para o trabalho ou escola, mas deve evitar bater nas orelhas – por isso, alguns tipos de atividades físicas não podem ser praticadas.
Otoplastia em Canoas
Aqui no Instituto Dr. Vinícius Franchini, realizamos a otoplastia tanto em crianças quanto em adultos. Nossa equipe tem ampla experiência na realização desse tipo de cirurgia e, além disso, possuímos uma estrutura completa, pronta para te receber com o máximo conforto!
Quer realizar este sonho? Então entre em contato conosco!