Prótese de mama (silicone)

A imagem mostra o tronco de uma mulher com pele clara. Ela está nua e cobre os seios com um dos braços. A imagem está levemente desfocada e, em primeiro plano, está a mão da modelo, que está estendida para frente. Na mão, ela segura uma prótese de silicone, com formato arredondado e transparente. O fundo da imagem é branco.

A cirurgia de prótese de mama é uma das mais populares no Brasil, melhorando a aparência dos seios e deixando-os mais simétricos e volumosos. Tudo é feito com implantes de silicone, que podem ser de diferentes tamanhos, tipos e formatos. Abaixo, você fica sabendo mais sobre o assunto!

O que é a cirurgia de prótese de mama?

A cirurgia de prótese de mama, também chamada de mamoplastia de aumento, é feita para aumentar ou melhorar a aparência das mamas. Ela costuma ser realizada por mulheres que se incomodam com a falta de volume nos seios, situação que é resolvida com a colocação dos implantes de silicone.

Tipos de prótese de silicone

O tipo de prótese é muito importante para que os resultados da cirurgia sejam mais satisfatórios. Em geral, os cirurgiões levam em consideração três aspectos principais:

  • Altura: para pessoas com estatura mais baixa, é recomendado que a prótese seja menor, pois seios muito grandes podem dar a impressão de que a paciente ganhou peso;
  • Elasticidade da pele: quando a pele é pouco elástica, a preferência é pelos implantes com menos volume, resultando em uma aparência mais natural;
  • Tamanho do tórax: característica importante, pois possibilita saber qual base de prótese é a mais indicada – opções mais largas ficam melhores em pessoas com o tórax maior.

Além disso, existem formatos diferentes de silicone, que proporcionam diferentes resultados, como por exemplo:

Prótese cônica

Esse formato dá projeção às mamas, que ganham mais volume na região dos mamilos. É mais indicada para pessoas que têm o tórax estreito.

Prótese redonda

O formato arredondado é um coringa para quem deseja valorizar o decote, pois o colo ganha volume. É o tipo de implante mais procurado e é indicado para pessoas com tórax proporcional.

Prótese em forma de gota (cônica)

É o tipo de prótese que proporciona um resultado mais natural, pois tem um formato semelhante às mamas reais. É uma opção bastante indicada para pessoas que passaram por mastectomia e precisam reconstruir a área.

Como funciona a cirurgia

O primeiro passo da cirurgia é a anestesia, que pode ser de sedação local ou geral. Depois disso, é feita a incisão na mama para implantação do silicone.

O corte pode ser feito de 3 formas: periareolar (na aréola da mama), transaxilar (nas axilas) ou inframamária (abaixo das mamas). Na sequência, o médico posiciona o implante, na frente ou atrás do músculo. Por fim, as incisões são fechadas com suturas.

Na maior parte dos casos, a cirurgia de implante de silicone dura por volta de uma hora.

Quando é indicada

A mamoplastia de aumento é indicada para mulheres que desejam aumentar o volume das mamas e melhorar a aparência dos seios. A cirurgia atende situações como:

  • Seios murchos, flácidos ou caídos;
  • Mamas assimétricas;
  • Falta de harmonia entre os contornos corporais;
  • Reconstrução mamária.

Pós-operatório e recuperação

Depois da cirurgia, a paciente precisa ficar algumas horas em observação no hospital. Depois da alta, pode retornar para casa, onde precisa manter o repouso.

Os curativos costumam ser retirados depois de 24 horas, para que a área fique bem ventilada.

Os cuidados no período de recuperação são simples, mas é importante frisar que as indicações do médico devem ser seguidas à risca. Algumas delas são:

  • Dormir de barriga para cima durante 30 dias;
  • Evitar movimentos bruscos e levantar os braços no primeiro mês;
  • Não carregar objetos pesados;
  • Seguir a rotina de drenagem linfática recomendada;
  • Utilizar o sutiã cirúrgico todos os dias até o período que o médico recomendar;
  • Realizar as consultas de rotina para monitorar a adaptação dos implantes de silicone. 

Qual o valor para colocar silicone?

A grande variedade de opções de implantes, os diversos tipos de técnicas que podem ser aplicadas, entre outros fatores, fazem com que não seja possível definir um valor único para a mamoplastia de aumento.

A melhor forma de saber o preço para o seu procedimento, é agendando uma consulta com um cirurgião plástico habilitado. O Dr. Vinícius Franchini possui larga experiência nas cirurgias de contorno corporal, como os implantes de silicone.

Entre em contato conosco, agende sua consulta e realize esse sonho!

A sua beleza merece destaque!